24 de dezembro de 2015

Bolo de Chocolate e Nozes

A todos os seguidores do blogue desejo um Feliz Natal!

Este bolo fica muito alto, fofo e húmido. Tem um sabor leve a chocolate complementado com esta cobertura bem rica e com as nozes. Espero que gostem!

Ingredientes:
8 ovos
180 gr. açúcar
150 gr. farinha
50 gr. chocolate em pó
100 gr. miolo de noz
margarina para untar
papel vegetal

Recheio e Cobertura:
2 dl natas
200 gr. chocolate
Metades de Noz q.b.
raspa da casca de 1 laranja

Pré-aqueça o forno a 180º.
Separe as claras da gemas. bata as claras em castelo e junte o açúcar aos poucos, batendo sempre até ficarem bem firmes. Junte as gemas e bata mais 10 minutos. À parte misture a farinha e o cacau e peneire. Envolva a mistura de farinha e cacau delicadamente. Por fim, junte o miolo de noz picado grosseiramente e envolva com cuidado. Deite no tabuleiro e deixe cozer 15 minutos.
Leve as natas a ferver, retire do lume, junte o chocolate partido em pedacinhos e deixe repousar 10 minutos. Mexa bem até ficar bem brilhante e homogéneo.
Desenforme o bolo e deixe arrefecer. Apare as extremidades e corte-o em dois retângulos iguais. Cubra uma das partes do bolo com o chocolate e um pouco de raspa de laranja, coloque a outra parte do bolo e cubra com  a restante cobertura de chocolate. Termine com raspa de laranja e as metades de noz.



23 de dezembro de 2015

Aletria Quente

A Aletria é um clássico na mesa de Natal, mas aqui em casa ela nunca chega à mesa :) Só gostamos dela quente, bem quentinha, a fumegar, saída da panela!
Faço-a para comer na hora, mas se a preferirem fria é só colocar num prato e deixar arrefecer.
Aqui vai a receita:

Ingredientes:
Água
Açúcar amarelo q.b.
Aletria
canela q.b.
1 pau de canela

Numa panela coloque água com açúcar amarelo em quantidade a gosto e um pau de canela. Deixe ferver. Junte a aletria (cerca de 2 novelinhos por pessoa) e uma colher de chá de canela em pó. Deixe cozinhar alguns minutos até ficar bem macia. Sirva de imediato polvilhada com canela ou coloque numa travessa e deixe arrefecer.


15 de dezembro de 2015

Rolinhos de Chocolate

Esates Rolinhos são muito parecidos com estes, mas o sabor que brilha nesta receita é o chocolate. Espero que gostem! São perfeitos ainda quentinhos. Depois de arrefecidos, uns segundos no microondas criam o mesmo efeito!

Ingredientes
Massa:
175 g manteiga
500 ml leite
11g de fermento de padeiro (usei Fermipan)
110 g açúcar amarelo
900 g farinha
1 ovo

Recheio:
Creme de barrar de chocolate q.b.

Cobertura:
1 gema batida

Para a massa:
Derreta a manteiga num tacho em lume brando. Junte o leite e deixe amornar.
Numa bacia alta coloque o fermento, junte o leite e mexa até que o fermento se dissolva. Junte o açúcar e o ovo batido. Envolva bem. Junte a farinha e mexa até todos os ingredientes estarem bem incorporados e formarem uma bola de massa. Cubra a bacia e deixe repousar 40 minutos.

Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada. Amasse um pouco e divida em duas partes.
Com um rolo estique a massa até obter um retângulo com cerca de 5 mm. Barre-o com o creme de chocolate e enrole. Corte o rolo em fatias com cerca de 2 cm. Coloque em forminhas de papel e cubra com um pano, deixe repousar 20 minutos. Proceda da mesma maneira com o resto da massa.
Pincele com a gema e leve ao forno a 225º cerca de 15 minutos.




12 de dezembro de 2015

Red Velvet Crinkle Cookies


Quem não gosta de bolachinhas caseiras? Eu adoro. E estas ficaram uma delícia, bem crocantes e completamente viciantes :) São perfeitas para o lanche! Bom domingo!

Ingredientes (cerca de 40 bolachas)

375 gr. farinha
25 gr. chocolate em pó
2 c. de chá de fermento
1/4 c. de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
150 gr. manteiga
250 gr. açúcar
3 ovos
1 c. de sopa de leite
1 c. de chá de essência de baunilha
2 c. de chá de sumo de limão
corante alimentar vermelho q.b.

100 gr. açúcar em pó

Misture a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal. Reserve.
Bata a manteiga com o açúcar. Junte os ovos, um a um. Junte o leite, a essência de baunilha, o sumo de limão e o corante. Misture bem.
Adicione a mistura de farinha aos poucos e incorpore bem.
Leve a massa ao frigorífico durante 2 horas.
Unte as mãos com um pouco de óleo e molde bolinhas. Passe-as por açúcar em pó e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal. Separe-as bem e leve ao forno a 180º. Leve a cozer 15 minutos.




1 de dezembro de 2015

Rolinhos de Canela (Kanelbullar) e Trança de Canela (Kanellängd)

Para o Dia Um... Na Cozinha do mês de Dezembro o tema escolhido foi "A Minha Especiaria".
Adoro especiarias, mas confesso que tenho um carinho especial pela canela. Adoro o seu aroma e o seu sabor e se há um sabor que me lebre o Natal, é definitivamente a canela.
Assim, achei que seria perfeito trazer-vos uma receita que celebrasse a canela, agora que estamos em contagem decrescente para o Natal :)


Já há muito tempo que queria experimentar fazer os famosos Rolinhos de Canela, que eu adoro e não resisto a comer sempre que vou ao IKEA.
Optei por fazer duas versões, a mais conhecida dos rolinhos (Kanelbullar), mas também a versão comprida (Kanellängd), que fica linda e me parece perfeita para colocar na mesa de Natal.
O resultado foi fantástico! Modéstia à parte, ficaram deliciosos! Eu adoro comê-los quentinhos. Depois de arrefecidos, uns segundos no microondas criam o mesmo efeito!



Ingredientes
Massa:
175 g manteiga
500 ml leite
11g de fermento de padeiro (usei Fermipan)
110 g açúcar amarelo
900 g farinha
1 ovo
1 c. de chá de canela

Recheio:
125 g manteiga
110 g açúcar amarelo
1 c. de sopa de canela

Cobertura:
2 c. de sopa de açúcar mascavado
1 c. de sopa de canela
1 ovo

Para a massa:
Derreta a manteiga num tacho em lume brando. Junte o leite e deixe amornar.
Numa bacia alta coloque o fermento, junte o leite e mexa até que o fermento se dissolva. Junte o açúcar, a canela e o ovo batido. Envolva bem. Junte a farinha e mexa até todos os ingredientes estarem bem incorporados e formarem uma bola de massa. Cubra a bacia e deixe repousar 40 minutos.

Para o recheio:
Misture a manteiga, o açúcar e a canela. Envolva bem.

Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada. Amasse um pouco e divida em duas partes.
Com um rolo estique a massa até obter um retângulo com cerca de 5 mm. Barre-o com metade do recheio e enrole. Corte o rolo em fatias com cerca de 2 cm. Coloque em forminhas de papel e cubra com um pano, deixe repousar 20 minutos.
Proceda da mesma maneira com a restante massa, ou se preferir a versão longa, após ter enrolado  a massa use uma tesoura para cortar fatias, mas não corte até ao fundo, de maneira a que as fatias permaneçam unidas. Vire uma fatia para cada lado alternadamente. Cubra e deixe repousar 20 minutos.


Fonte: http://www.scandikitchen.co.uk/how-to-make-cinnamon-buns-kanelbullar/

Pincele com o ovo batido e cubra com  a mistura da canela e do açúcar mascavado. Leve ao forno a 225º cerca de 15 minutos.