Fiz este bolo para aproveitar umas maçãs que já estavam a ficar murchas, pouco apetitosas para comer mas deliciosas neste bolo. Ingredientes: 4 ovos 1 chávena e 1/2 (chá) de açúcar 1/2 chávena de óleo 1 chávena de leite 2 colheres de chá de canela 1 chávena e 1/2 de farinha 1 colher de chá de fermento 1 ou 2 maçãs descascadas e cortadas em cubos Separar as gemas das claras. Bater as claras em castelo. Bater as gemas com o açúcar, juntar o óleo, o leite, misturando muito bem entre cada adição. Misturar o fermento na farinha e adicionar aos poucos, misturando sempre entre cada adição para que não se formem grumos. Incorpore suavemente as claras batidas em castelo. Por último adicione a maçã. Unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha. Coloque a massa na forma e leve ao forno a 180C. cerca de 30 minutos. Vá vigiando a cozedura e controle-a com um palito. (quando este sair seco, o bolo está pronto)
Ingredientes (4 pessoas) 240g massa farfalle tricolor 4 coxas de frango 1 cebola pequena Azeite 1 cenoura 2 chávenas de ervilhas congeladas 2 colheres de sopa de polpa de tomate 2 colheres de sopa de cerveja 1/2 cubo de caldo de galinha Água a ferver (acelera a cozedura) Pique a cebola finamente e corte a cenoura em cubos pequenos e leve a alourar num tacho num pouco de azeite. Junte o caldo de galinha esfarelado e as coxas de frango previamente temperadas com sal. Adicione a polpa de tomate, a cerveja e uma caneca de água. Deixe cozinhar durante cerca de 15/20 min, adicionando água sempre que necessário (não cubra as coxas com água, mantenha só o suficiente para não torrar). Adicione água suficiente para cobrir as coxas e a massa. Junte a massa e as ervilhas e deixe cozer entre 12 a 15 minutos. É um prato simples, saboroso e colorido!
Aqui está uma das minhas receitas preferidas, por ser tão fácil de fazer e tão saborosa! Desta vez acompanhei as costelinhas com batata doce, em substituição de batata noisette. Ficou uma delícia!
Ingredientes(2 pessoas) Costelinhas de porco (400g - 500g) 2 batatas doces Azeite 1 cebola 2 dentes de alho colorau, louro, sal e orégãos Comecei por cortar as costelinhas. Coloquei-as num recipiente onde juntei 3 colheres de sopa de azeite, duas colheres de chá de colorau, dois dentes de alho laminados, 2 colheres de chá de orégãos, duas folhas de louro e 1 colher de chá de sal. Envolvi bem a carne neste preparado e deixei repousar. Lavei bem as batatas, cortei-as em fatias grossas e levei-as a cozer em água a ferver cerca de 8 min. No fundo de uma assadeira coloquei um pouco de azeite e por cima uma cebola cortada em rodelas. Por cima coloquei as costelinhas e a batata doce. Cobri com um fio de azeite e levei ao forno cerca de 20 min. até as costelinhas ficarem bem cozinhadas e douradinhas. Acompanhei o assado com uma salada de alface, tomate, cebola e cenoura.
E é o que dá um ataque de lambarice: um lanche perfeito!
Um belo Capuccino e um Bolo Caneca de Avelã e Canela Ingredientes para um Bolo Caneca 1 ovo 3 colheres de sopa de açúcar 3 colheres de sopa de farinha 2 colheres de sopa de óleo 2 colheres de sopa de leite 1 colher de sopa de miolo de avelã 2 colheres de chá de canela Barre uma caneca com manteiga, polvilhe-a com farinha. Coloque os ingredientes diretamente na caneca pela ordem da lista de ingredientes, misturando bem entre cada adição com um garfo. Leve ao microondas na potência máxima durante cinco minutos. Retire, polvilhe com canela. Desfrute!
Eis uma forma diferente de cozinhar filetes de pescada, que há uns tempos surgiu num momento de improviso! Cansada de cozinhar os filetes da forma tradicional (em farinha e ovo), quer pelo sabor, quer pela desarrumação e sujidade que implica, criei esta versão, que saiu muito bem!
Ingredientes (2 pessoas) 2 filetes de pescada 1 ovo Molho de soja Azeite leite e sal q.b. Temperei os filetes com leite e sal. Cortei-os em pedaços mais pequenos. Num frigideira coloquei três colheres de sopa de azeite a aquecer. Num recipiente bati o ovo, adicionei duas colheres de chá de molho de soja e misturei bem. Envolvi os filetes nesse preparado e coloquei-os na frigideira no azeite bem quente. O tempo de fritura é de cerca de 5min, virando os filetes frequentemente, até que estes obtenham um tom dourado.
Quem disse que comer sozinho é uma chatice? Ou que não vale a pena cozinhar apenas para nós próprios? Não podia discordar mais! Afinal, quando estamos sozinhos, é bem mais fácil cozinhar, pois só temos que agradar a um paladar... Dez minutos foi o que precisei para fazer esta refeição, que me encheu de satisfação!
Ingredientes: (1 pessoa) 50 g massa Cotovelos Meia cenoura 3 delícias do mar 1 ovo cozido 3 colheres se sopa de milho doce Azeite, sal, orégãos e azeitonas q.b. Cozi a massa em água a ferver com um pouco de sal até ficar al dente. Descasquei meia cenoura, passei-a num ralador e coloquei-a num recipiente, onde juntei também o milho, as delícias cortadas em rodelas. Juntei a massa, o ovo cozido cortado em rodelas, um fio de azeite, orégãos e azeitonas. Misturei bem e voilá!