O tema deste Dia Um... na Cozinha é Compotas de Fruta.
Haverá tema melhor para inaugurar a época de Outono nas nossas cozinhas?! Dificilmente! As compotas têm lugar na cozinha todo o ano, mas, não sei porquê, o Outono é a minha altura preferida do ano para fazê-las.
Esta compota que vos apresento é uma estreia, surgiu num improviso de juntar alguns dos meus ingredientes preferidos associados à estação: dióspiros, tangerinas, nozes e jeropiga. Espero que gostem. Aqui em casa, adorámos!
Ingredientes
1,5 kg. dióspiros
1 kg. açúcar branco
100 gr. açúcar amarelo
4 tangerinas
50 gr. miolo de noz
1 pau de canela
5 colheres de sopa de jeropiga
Corte a parte de cima dos dióspiros, corte-os ao meio, retire-lhe os veios brancos e raspe a polpa com uma colher, rejeitando as partes brancas (não maduras). Coloque a polpa do dióspiro num tacho, junte o açúcar branco, o açúcar amarelo, o sumo e polpa das tangerinas, o pau de canela e a jeropiga. Leve ao lume, deixe ferver e reduza o lume. Deixe cozinhar em lume brando cerca de 45 minutos. Retire do lume. Passe com a varinha mágica. Verta o preparado através de uma rede ou coador grande. Leve ao lume, novamente, cerca de 20 minutos, ou até obter a consistência desejada. Junte as nozes picadas grosseiramente. Deixe arrefecer. Coloque em frascos fervidos em água quente e bem secos.
Os rótulos para os frascos encontrei-os aqui: http://blog.worldlabel.com/2011/food-gift-labels-by-cathe-holden.html
De dióspiro nunca fiz e fiquei curiosa
ResponderEliminarO aspecto esta uma delicia
bj
Olá :).....
ResponderEliminarQue estrondoso aspecto e excelente sugestão :D....
Beijocas
Aqui está mais um doce que nunca fiz. Deve ser mesmo bom, uma vez que sou fã de diospiros, apesar de por aqui serem um pouco caros. Como ia agora bem uma colherzinha dele em cima de uma bolachinha ou de uma fatia de pãozinho. Que excelente participação.
ResponderEliminarbeijinhos
Patrícia
Que rico aspecto de doce...foi uma doce e suave participação!!!
ResponderEliminarBeijinhos.
Uma compota típica desta altura do ano.
ResponderEliminarDeve ser delicioso
ResponderEliminarOlá Sara!
ResponderEliminarNunca experimentei esta combinação de dióspiro e tangerina, mas deve ficar delicioso. Gostei da mistura das nozes ;)
Beijinho
Recanto com Tempero
http://recantocomtempero.blogspot.pt/
Sara, sabes que este fim de semana, provei dióspiro, eu achava que não gostava. Como podia não gostar de uma coisa tão boa, não é? A tua combinação está perfeita, deve ter ficado uma compota deliciosa.
ResponderEliminarOs frascos estão muito bonitos.
Beijinhos
Paula
Apesar de não gostar de dióspiros essa compota parece-me mais que bem.
ResponderEliminarBeijinhos
ola gostava de saber se já aconteceu alguém ter feito o doce de dióspiro e ter ficado com o travo do dióspiro aquela sensação de boca encortiçada?
ResponderEliminar