30 de dezembro de 2022

Tronco de Natal de Café

Este ano optei por fazer para a mesa de Natal este belo tronco de café. Foi uma surpresa muito agradável, com um sabor forte a café e um creme e massa de texturas delicadas. Foi um sucesso!
Ingredientes:
6 gemas
80g açúcar
4 claras
50g açúcar
80g farinha

6 gemas
120g açúcar
40g farinha Maizena
300ml leite
150ml café
225g manteiga
2 colheres de sopa solúvel

Bata as claras com 50g de açúcar. À parte bata as gemas com 80g de açúcar. Envolva as claras no preparado de gemas e junte 80g de farinha peneirada. Envolva bem e coloque num tabuleiro untado com manteiga e forrado com papel vegetal. Leve ao forno a 200° 8 minutos.
Para o recheio: junte o leite o café metade do açúcar num tacho e leve a aquecer. À parte bata as gemas com o restante açúcar e a Maizena. Junto um pouco da mistura de leite e café nos ovos misture e dei-te novamente no tacho mexa até engrossar. Depois de ferver mexa mais 2 minutos. Coloque num recipiente, tape com película aderente e leve ao frigorífico. Bata a manteiga com duas colheres de sopa de café instantâneo diluído. Adicione a esta mistura o preparado completamente arrefecido que colocou no frigorífico anteriormente. Bata até obter uma mistura homogénea e reserve.
Montagem: desenforme o bolo e deixe arrefecer. Pincel o bolo com um pouco de café e barre com o creme de café. Enrole o rolo, corte as extremidades, monte o tronco e cubra com o restante creme de café. Decore a gosto. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião! Obrigada pela visita...