1 de novembro de 2013

Crumble de Castanha, Maçã e Amêndoa


No âmbito do projeto Dia Um... Na Cozinha!, que tem como tema, este mês de Novembro, na sua 6ª edição, "Crumbles de Fruta da Época", trago-vos esta receita, que é uma verdadeira delícia.

Esta é a minha primeira participação no projeto, mas certamente não será a última. Estas iniciativas são uma ótima forma de estimular a nossa criatividade e os nossos sentidos! Que venha o desfile dos belíssimos Crumbles no grupo Dia Um... Na Cozinha!


Recheio:

400 g castanha congelada
2 maçãs
50 g amêndoa laminada
3 colheres de sopa de vinho do Porto
1 colher se sopa de canela
50 g açúcar amarelo

Crumble:

100 g farinha
100 g manteiga

100 g açúcar amarelo

Para o Recheio:
Descongele as castanhas, passe-as na picadora levemente, para que fiquem picadas grosseiramente.
Descasque as maçãs e corte-as em cubos.
Numa tigela, junte as castanhas, a maçã e a amêndoa. Junte o vinho do Porto, o açúcar e a canela e envolva bem. Reserve.

Para o Crumble: Numa tigela coloque a farinha, o açúcar e a manteiga em cubos. Misture com os dedos até ter a consistência de migalhas.

Ligue o forno na temperatura de 220º. 
Unte uma tarteira com margarina, coloque o recheio e cubra com o crumble de forma uniforme.
Leve ao forno cerca de 35 minutos.
Sirva quente.

Recheio

Antes de ir ao forno






30 comentários:

  1. Com castanhas, que eu adoro, só pode ser muitoooooooooooo bom!
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  2. Fiquei a salivar............. castanhas!!!! adoro, nem posso imaginar o sabor fantastico do teu crumble, parabéns

    Bjkas

    ResponderEliminar
  3. Muito boa ideia a utilização da castanha! Fiquei com imensa vontade de provar!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prove! Garanto que é uma delícia! obrigada pela visita :)

      Eliminar
  4. Olá Sara! Que excelente escolha de ingredientes. è caso para dizer que a tua receita está para lá de crumblástica. Adorei a tua escolha e é uma excelente participação neste desfile. ;)
    Beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Célio! Obrigada pela visita! Beijinhos e bom domingo :)

      Eliminar
  5. Olá, tive que vir espreitar para ver como era com castanhas, gostei bastante!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Ficou perfeito o teu crumble, Sara! A massa areada está mesmo no ponto. Que delícia.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  7. Muito original a escolha da castanha...nunca teria pensado nisso. Ficou bem tentador.
    óptima participação!
    Beijinho

    http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu adoro castanhas e mal vi o tema do desafio, lembrei-me logo de experimentar um crumble de castanha :) Obrigada pela visita. beijinhos

      Eliminar
  8. eu quero provar, não resisto ;)
    http://asreceitasdoselminho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prove que é uma delícia, garanto! Obrigada pela visita! Bj

      Eliminar
  9. Olá Sara,
    os ingredientes são deliciosos, bem escolhidos.
    Eu adoro tudo o que tenha castanhas :) e nunca me passaria pela cabeça colocar num cumble.
    Parabéns à criatividade e que venham mais desafios :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel, também sou uma fã da castanha e por isso a escolhi. Confesso que o resultado superou as minhas expectativas e ficou delicioso, dos melhores doces que já fiz! Obrigada pela visita! beijinhos

      Eliminar
  10. Sara,

    Deveras invulgar juntar castanhas a outra fruta num crumble, e no entanto decerto que resultou em pleno !
    Está lindo, com um aspecto delicioso e aposto que durou pouco por aí ! :)
    Obrigada pela tua companhia no desfile, aguardo-te na próxima edição ! :)

    Beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, foi num instante :) Obrigada pela visita. beijinhos

      Eliminar
  11. Estou certa de que este crumble deve ter sido um sucesso. Invulgar por causa das castanhas mas muito apetitoso.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que bom deve ter ficado o teu crumble, Sara! Adoro castanhas, essa combinação de frutas deve ter ficado muito boa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. O teu tb ficou lindo! beijinhos

      Eliminar
  13. Um crumble muito original acho que foi o unico que vi com castanhas.
    Ficou com um aspecto delicioso,tenho a certeza que ia adorar.
    Boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  14. Deve ser óptimo! Já me tornei seguidora :)
    Espero por si no meu cantinho,
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Olá Sara! Que bela conjugação de ingredientes...o teu Crumble deve de estar uma explosão cheio de sabores!!!
    Uma bela e deliciosas participação!!!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar

Deixe a sua opinião! Obrigada pela visita...