26 de março de 2015

Bolo de Chocolate com Duo de Mousses (Chocolate e Café)

Aqui vos deixo o último Bolo de Aniversário que saiu da minha cozinha. É um pouco trabalhoso, mas garanto-vos que compensa! É um bolo leve, de sabores delicados. Foi um sucesso!

Ingredientes:

Bolo
6 ovos
110 gr. açúcar
5 c. sopa de óleo
60 gr. chocolate em pó
90 gr. farinha
25 cl. leite achocolatado
1 colher de sobremesa de fermento
margarina  e farinha q.b.

Mousses
100 gr. tablete de chocolate
40 gr. manteiga
3 ovos
90 gr. açúcar
4 colheres de sobremesa de gelatina em pó
4 dl. natas
1 c. de sopa de café solúvel
1 chávena (de café) de água

Forma de bolo e forma de semi-frio com diâmetro igual
papel vegetal

Unte uma forma com margarina, forre com papel vegetal e unte novamente com margarina. Ligue o forno a 180º. 
Para o bolo: separe as claras das gemas. Bata as claras em castelo. Bata as gemas com o açúcar. À parte, junte o óleo com o chocolate e em seguida envolva no preparado de gemas, batendo. Junte a farinha com o fermento aos poucos, alternando com as claras em castelo. Envolva bem, sem bater. Verta a massa na forma e leve a cozer durante cerca de 25 minutos.  Retire do forno e deixe arrefecer. Regue com leite achocolatado e coloque no fundo de uma forma de semi-frio forrada com papel vegetal.

Para as mousses: Separe as claras das gemas. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Deixe arrefecer. À parte, bata as gemas com metade do açúcar e envolva no chocolate já frio. Bata as natas até ficarem bem cremosas. Reserve. Bata as claras em castelo com o restante açúcar e envolva nas natas. Deste preparado retire duas colheres de sopa e reserve.
Numa tigela coloque quatro colheres de sopa de água, junte a gelatina em pó e deixe hidratar. Aqueça ligeiramente em banho-maria até ficar líquido e junte à parte da mistura de natas e claras que separou. Envolva bem até ficar homogéneo. Junte à mistura de claras e natas e envolva muito bem. Divida a mistura em duas parte iguais. Incorpore uma parte no preparado de chocolate. Dissolva o café na chávena de água e adicione à segunda parte. 
Verta a mousse de chocolate sobre o bolo, alise. Leve um pouco ao frigorífico. Cubra com a mousse de café e leve ao frigorífico para solidificar durante algumas horas. Decore a gosto.










Receita adaptada da Revista Especial Chocolate, Mulher Moderna na Cozinha

3 comentários:

  1. E que lindo que ficou. Esse bolo é fantástico, uma combinação de sabores que, sem dúvida, fazem imenso sucesso.

    ResponderEliminar
  2. mesmo apetitoso essas camadas qualquer um quer tirar uma fatia.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar

Deixe a sua opinião! Obrigada pela visita...