18 de abril de 2017

Bolo de Aniversário - Bolo de Camadas de Laranja e Chocolate com Chantily

Este foi o Bolo de Aniversário da minha sobrinha e afilhada. Sendo o seu primeiro aniversário, queria fazer algo bem especial e creio que consegui. A nível de sabor, a combinação dos sabores de laranja e chocolate casaram muito bem e as massas ficaram bem húmidas e fofas. A nível da decoração também fiquei satisfeita, ficou exatamente como tinha imaginado, bem mimoso!!!




Para o Bolo de Laranja

Ingredientes:

200 gr. açúcar
180 gr. manteiga
4 ovos
250 gr. farinha
2 colheres chá de fermento
sumo de três laranjas

Pré-aqueça o forno a 180º. Bata bem o açúcar com a manteiga. Junte os ovos, um a um, misturando bem entre cada adição. Junte a farinha misturada com o fermento aos poucos. Por fim envolva o sumo das laranjas.
Unte uma forma sem buraco com margarina e polvilhe com farinha. Junte a massa e leve ao forno durante cerca de 40 minutos.
Desenforme e deixe arrefecer.


Para o Bolo de Chocolate

Ingredientes:
4 ovos
250 gr. de açúcar
50 gr. chocolate em pó
100 gr. manteiga
300 gr. farinha com fermento
1/2 caneca de água morna
1 colher de chá de fermento

Leve a manteiga e o chocolate a derreter em lume brando, vá mexendo. Quando o chocolate estiver completamente dissolvido e a mistura homogénea, retire do lume e reserve.
Pré-aqueça o forno a 180º.
Bata os ovos com o açúcar. Junte a mistura de chocolate e envolva bem. Misture metade da farinha e mexa bem. Junte a água, envolvendo bem e por fim junte o resto da farinha com o fermento.
Unte uma forma sem buraco com margarina e enfarinhe-a. Coloque a massa na forma e leve ao forno durante cerca de 40 minutos.
Verifique a cozedura com um palito.
Desligue o forno e deixe o bolo aí mais alguns minutos. Retire o bolo do forno, desenforme-o e deixe arrefecer completamente. 

Para o recheio e cobertura:
1 pacote de natas bem frescas
3 c. de sopa de açúcar

Bata as natas com o açúcar até ficar com um chantily bem espesso. Reserve.

Montagem do bolo:
Aconselho a que façam os bolos num dia e a montagem no dia seguinte. Não sendo possível, garanta que os bolos estão no frigorífico pelo menos 4/5 horas antes da montagem.
Corte os bolos em duas camadas, sobreponha-as, recheando com uma fina camada de chantilly. Cubra todo o bolo com chantilly, mas com uma camada bem fina, apenas para que a pasta de açúcar adira.

Para a decoração:
Pasta de açúcar rosa e branca

Estenda a pasta com a ajuda de um rolo e cubra o bolo.
Para a sapatilha use o seguinte tutorial
Para as bandeirinhas, faça download aqui

O queque é de massa pão-de-ló e foi a "fatia" da menina ;)



3 comentários:

Deixe a sua opinião! Obrigada pela visita...