3 de abril de 2018

Molotof

Aqui em casa há sempre claras no congelador. Nunca desperdiço claras, sempre que em alguma receita só uso a gema, coloco a clara num saquinho e congelo. Por isso, de vez em quando é preciso preparar algo para gastá-las. Já vos deixei aqui algumas sugestões: o Pudim de Claras, a Pavlova e vários bolos de claras.
Hoje trago um simples Molotof, que ficou com uma textura fantástica.

Ingredientes:

8 claras (usei congeladas)
220 g. açúcar
caramelo líquido q.b.

Deixei as claras descongelarem.
Bati as claras em castelo, quando ficou uma espuma bem volumosa comecei a adicionar o açúcar, batendo sempre. Juntei o açúcar aos poucos, no fim deixei ainda o merengue bater mais uns minutos até ficar bem firme e sem que se sentisse o açúcar ao esfregá-lo entre os dedos.
Untei uma forma de buraco com o caramelo e coloquei a massa. Bati a forma na mesa para retirar o ar (parece que não bati suficiente :) )
Levei ao forno pré-aquecido a 180º a cozer em banho-maria durante 8 minutos. Desliguei o forno e deixei o Molotof lá dentro durante 30 minutos.
Deve-se desenformar assim que se consiga mexer na forma, eu distraí-me com o tempo e desenformei-o mais tarde, tendo sido mais difícil, pois o caramelo endurece e cola à forma.
Coloque no frigorífico antes de servir.





2 comentários:

  1. Ficou fantástico! Também congelo as claras sempre que sobram e não preciso. Dão depois para inúmeras aplicações. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou 5*,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Deixe a sua opinião! Obrigada pela visita...