17 de agosto de 2019

Bolo Fresco de Morangos

Este ano, para o aniversário da minha mãe resolvi fazer um bolo diferente, uma versão bem fresca e leve de um bolo de morangos.


Ingredientes:

Para a Base
300 g farinha
90 g manteiga derretida
60 g açúcar mascavado
2 c. sopa de óleo vegetal
1 ovo
1 c. sopa de fermento em pó

Para o Recheio
300 g morangos
1 saqueta de gelatina de morango
7 dl leite morno
2 dl natas
1 lata de leite condensado
3 gemas
2 c. sopa de farinha maisena
6 folhas de gelatina
1 saqueta de açúcar baunilhado

Prepare a base: misture a farinha e o fermento numa bacia, abra uma cavidade ao meio, junte o açúcar, o ovo a manteiga derretida e o óleo até ficar uma massa lisa. Espalhe-a numa forma de fundo amovível untada com manteiga, pique-a com um garfo e leve ao forno pré-aquecido, a 180º durante 15 minutos. Deixe arrefecer completamente.

Prepare o creme: Misture o leite condensado, as gemas, o açúcar baunilhado e a farinha maisena. Acrescente o leite morno, em fio, mexendo sempre. Verta tudo para um tacho e leve ao lume, mexendo até ferver. Demolhe as folhas de gelatina em água, escorra e acrescente uma colher do preparado anterior, misture bem com um garfo e depois incorpore na mistura do creme. Por fim, junte as natas, envolva muito bem e deite sobre a base de massa na forma de fundo amovível e leve ao frio.

Quando o creme já tiver alguma resistência ao toque (umas 3/4 horas de frio), prepare a gelatina como indica a embalagem e deixe arrefecer. Corte os morangos e disponha-os sobre o creme, regue com a gelatina e leve de novo ao frigorífico até solidificar.

Receita retirada da revista Cozinha Maravilha, nº 57










Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião! Obrigada pela visita...