18 de fevereiro de 2021

Regueifa Doce da D. Margarida

O Carnaval passou, nem demos por ele! Venha a Páscoa e que traga mudança!

Já comecei  a pensar em receitas para adoçar essa quadra, mas esta Regueifa é perfeita para qualquer dia!


Ingredientes:

45g fermento fresco/ 15g fermento seco

100ml leite morno

750g farinha

1 pitada de sal

280g açúcar

4 ovos + 1 ovo (para pincelar)

1 c. de chá de canela

Raspa de 1 limão pequeno

60g manteiga amolecida

60ml vinho do Porto

Prepare o crescente: Desfaça o fermento no leite morno, junte 150g de farinha e 1 colher de sopa de açúcar. Misture. Tape com película aderente e deixe levedar num local aquecido durante 1h.

Numa taça coloque os 4 ovos e o restante açúcar e misture bem. Junte a raspa de limão, a canela e mexa. Acrescente a manteiga e envolva. Junte o crescente e o vinho do Porto. Misture de novo. Reserve.

Numa taça coloque os 600g de farinha, junte o sal e misture. Abra uma cavidade no centro e verta a mistura anterior. Amasse a partir do centro para o interior até a massa se começar a descolar das mãos e da taça. Enfarinhe a bancada e as mãos. Trabalhe um pouco a massa e faça uma bola. Coloque numa taça enfarinhada, tape com película e uma manta e deixe levedar até dobrar de volume.

Polvilhe a bancada com um pouco de farinha. Coloque a massa na bancada e divide-a em quatro partes. Molde um rolo com cada uma das partes e enrole-os dois a dois, formando duas regueifas.

Coloque num tabuleiro com papel vegetal. tape-as com película e cubra-as com uma manta. Deixe levedar de novo num local aquecido, durante 1h.

Pré-aqueça o forno a 180º. Pincele as regueifas com gema de ovo batida com um pouco de clara e leve ao forno 30 minutos.

Retire do forno e deixe arrefecer.


Esta receita foi retirada do livro Doces, da Cristina Manso Preto


1 comentário:

  1. Nunca fiz uma requeifa, aliás há muito que não faço pão .
    Essa ficou perfeita.

    ResponderEliminar

Deixe a sua opinião! Obrigada pela visita...