17 de agosto de 2022

Bolo de Iogurte e Limão com Cobertura e Recheio de Mascarpone e Framboesa

Este foi o bolo que fiz para o aniversário da minha mãe. É dos bolos mais bonitos que já fiz, o que é normal, visto que foi feito com muito amor, como só podia ser, uma vez que era para a minha querida mãe. 
É um bolo de sabor delicado e não muito doce.

Bolo
1 iogurte grego natural açucarado 
130g açúcar mascavado 
3 ovos 
80 gramas de azeite
raspa e sumo de meio limão 
150g de farinha com fermento peneirada 
1 colher de chá de fermento 
1 pitada de sal

Eu fiz a receita duas vezes para fazer um bolo alto com 4 camadas. Poderão fazer como eu ou apenas um bolo e fazer um bolo mais baixo.

Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo com uma pitada de sal. Junte as gemas e o açúcar e bata bem. Adicione o iogurte, o azeite, o sumo e a raspa de limão. Mexa bem. Junte a farinha e o fermento peneirados e misture. Por fim, envolva as claras em castelo delicadamente. Coloque numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno a 180 graus cerca de 45 minutos.

Coulis de framboesa 
200g de framboesas congeladas 
4 colheres de sopa de açúcar

Coloque as framboesas e o açúcar num tacho em lume brando, mexa e deixe ferver durante alguns minutos. Retire do lume e passe com a varinha mágica. Passe por um coador para retirar as grainhas e reserve no frio.

Recheio e cobertura 
Coulis de framboesa
2 embalagens de queijo mascarpone (usei do Lidl)
Sumo de meio limão
1 embalagem de natas 
2 colheres de sopa de açúcar 
250 gramas de framboesas

Bata as natas com o mascarpone e o açúcar. Junte um pouco de sumo de limão. Junte algumas colheres de coulis de framboesa e bata até ficar com o tom de rosa pretendido e/ou a intensidade de sabor a framboesa desejada. Reserve no frio.

Montagem
Depois do bolo estar completamente arrefecido corte-o em camadas. Cubra as camadas com creme de mascarpone e disponha sobre ele algumas framboesas. Repita o processo, dependendo do número de camadas desejado. Cubra todo o bolo com o creme mascarpone e decore com as framboesas e o coulis remanescentes.
No coulis que sobrou e usei na decoração do topo do bolo, acrescentei meia folha de gelatina derretida para lhe dar uma consistência mais espessa e garantir que não escorresse.

Receita adaptada a partir desta do blog Lume Brando.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe a sua opinião! Obrigada pela visita...