23 de março de 2014

Bolo de Chocolate com Recheio de Chantily e Morangos



Ingredientes:

75 gr. cacau
180 ml. água quente
180 gr. natas
350 gr. margarina à temperatura ambiente
450 gr. açúcar em pó
1 colher de chá de essência de baunilha
4 ovos
450 gr. farinha peneirada
1 colher de chá de fermento

2 embalagens de natas para bater
açúcar q.b.

500 gr. morangos
1 tablete de chocolate de leite
1/2 tablete de chocolate branco

Numa taça coloque o cacau e a água quente, mexa com uma vara de arames até ficar bem misturado. Junte as natas e mexa até ficar homogéneo.
Noutra taça coloque a margarina, o açúcar e a baunilha. Bata na batedeira durante 4 minutos, até ficar bem cremoso. Junte os ovos um a um e bata entre cada adição. Diminua a velocidade da batedeira. Junte a mistura de cacau, a farinha e o fermento e bata até ficar bem incorporado.
Divida a mistura por duas formas, untadas com margarina e forradas a papel vegetal. Coloque 1/3 da massa numa forma e 2/3 na outra forma, de forma a fazer um bolo de 3 camadas. Coza em forno pré-aquecido a 180º durante 50/55 minutos. 
Deixe arrefecer um pouco na forma, desenforme sobre uma rede e deixe arrefecer completamente. Corte o bolo maior em duas camadas. 
Derreta o chocolate de leite em banho maria. Coloque numa chávena. Mergulhe alguns morangos (cerca de 6/8) no chocolate, coloque num prato e leve ao frigorífico. derreta em banho-maria o chocolate branco. Quando o chocolate dos morangos tiver solidificado, retire do frigorífico, com uma faca, delicadamente, descole-os do prato. Coloque a vara de arames no chocolate branco e em movimentos de vaivém cubra os morangos com fios de chocolate branco. Leve ao frigorífico novamente até ao momento de decorar o bolo.
Com o chocolate derretido que sobrar, espalhe-o numa folha de papel vegetal com uma espátula. Leve ao frigorífico.
Faça o chantily.
Coloque sobre a base do bolo uma camada de chantily, cubra com os morangos cortados em metades, quartos ou fatias, como preferir. Coloque a segunda camada de bolo, cubra com chantily e morangos. Coloque a terceira camada, cubra com o chantily restante e decore com os morangos e raspas de chocolate. Para fazer as raspas de chocolate, retire do frigorífico as folhas de papel vegetal e com uma faca raspe o chocolate da folha ou parta simplesmente.

A receita de bolo de chocolate foi adaptada de uma receita da Donna Hay.










3 comentários:

  1. Ficou lindissimo e deve ser uma delícia!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Um bolo lindo e com sabores magníficos Sara!
    Beijinhos e continuação de excelente Domingo,
    Lia.

    ResponderEliminar
  3. Está muito bonito este bolo :)

    http://sist2it.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Deixe a sua opinião! Obrigada pela visita...